segunda-feira, 24 de agosto de 2009

VACINAÇÃO





Como posso proteger meu bebê contra essas seis doenças?

Com a vacina combinada hexavalente você protege o seu bebê contra difteria, tétano, coqueluche, poliomielite, hepatite B e doenças graves causadas pelo Haemophilus influenzae tipo b, como meningite, pneumonia e infecções generalizadas.

Quando devo iniciar a vacinação do meu filho?
A recomendação é que a aplicação da vacina combinada hexavalente seja iniciada por volta dos dois meses de vida. Porém, caso seja necessário, o médico do seu bebê poderá orientá-la a utilizar um outro esquema vacinal.

Por que usar a vacina combinada hexavalente?
Utilizando a vacina combinada hexavalente, você protege o seu bebê contra diversas doenças sem a necessidade de várias injeções, o que significa maior proteção, mais sorriso e menos choro. Bom, não é?
Quais as vantagens da vacina combinada hexavalente em relação às demais vacinas disponíveis no serviço público?
A vacina combinada hexavalente proporciona mais conveniência gerando menos sofrimento para seu bebê, já que combina seis vacinas em uma única. As vacinas aplicadas no Posto de Saúde são administradas separadamente, gerando maior desconforto para o bebê. Além disso, a vacina combinada hexavalente é moderna, comprovadamente mais segura e apresenta menor possibilidade de causar eventos adversos.

Existe alguma diferença entre a vacina combinada hexavalente e a vacina Sabin (oral), já que ambas protegem contra a poliomielite?
Sim. Os vírus contra a poliomielite presentes na vacina combinada hexavalente são inativados. A vacina oral (Sabin) contra a poliomielite utilizada nos Postos de Saúde utiliza vírus vivos atenuados. Isso significa que, apesar de extremamente rara, a possibilidade de a vacina oral causar paralisia pós-vacinação existe.

E a proteção? É a mesma utilizando a vacina de vírus vivo atenuado (Sabin) ou a vacina combinada hexavalente, que possui vírus inativados contra a poliomielite?

Sim. Observou-se em diversos estudos científicos que a proteção contra a poliomielite, após completado o esquema com a vacina combinada hexavalente, oferece proteção satisfatória, sendo equivalente à obtida com a vacina oral (Sabin).

E se meu bebê receber a vacina combinada hexavalente, que possui vírus inativados contra a poliomielite, ele pode também receber a vacina oral (Sabin) nas campanhas promovidas pelo Governo?
Sim. Apesar de já estar protegido, as doses adicionais de pólio oral reduzem a circulação do vírus na comunidade, contribuindo para a sua erradicação na região.

Já que a vacina combinada hexavalente protege contra um maior número de doenças, ela causa mais eventos adversos?
Não. O volume da vacina combinada hexavalente é o mesmo das vacinas habitualmente utilizadas, ou seja, de apenas 0,5mL. Estudos científicos demonstraram que a vacina combinada hexavalente não causa mais eventos adversos do que as vacinas habitualmente utilizadas.

Esta vacina é licenciada em outros países?
Sim. A vacina combinada hexavalente é conhecida internacionalmente por sua segurança e eficácia, sendo utilizada há muitos anos em vários países.

O meu filho já iniciou o esquema de vacinação contra algumas das doenças contra as quais a vacina combinada hexavalente protege, no Posto de Saúde. Mesmo assim posso utilizar essa vacina?
Sim. A vacina combinada hexavalente pode substituir as vacinas aplicadas no Posto de Saúde e tem como principais vantagens menos eventos adversos e menor número de injeções.
A DIFTERIA, conhecida vulgarmente como crupe, provoca uma doença bacteriana altamente contagiosa que começa com uma infecção na garganta e pode progredir rapidamente causando problemas respiratórios, cardíacos e neurológicos. Em casos mais graves, a difteria pode ser fatal.

O TÉTANO é causado por uma bactéria que pode ser encontrada no solo, fezes, pedaços de madeira e de metais. Geralmente entra no corpo através de um corte ou de uma ferida contaminada. Mesmo os pequenos cortes causados pelas brincadeiras do seu filho podem vir a infectar. O tétano é uma doença grave que afeta os músculos provocando espasmos musculares dolorosos e-pode, freqüentemente, causar problemas respiratórios e morte.

A COQUELUCHE é uma doença bacteriana altamente infecciosa que provoca um extremo desconforto. As crianças ficam exaustas devido aos longos acessos de tosse seguidos freqüentemente de vômitos. É particularmente grave nas crianças com menos de um ano de idade.
A HEPATITE B é uma infecção viral do fígado e afeta pessoas em todo o mundo, sendo responsável por cerca de 1 milhão de mortes por ano. A transmissão do vírus é extremamente fácil e ocorre através de líquidos corporais contaminados, principalmente do sangue. Em lactentes e crianças, a hepatite B geralmente é assintomática. Porém até 90% dos recém-nascidos infectados tornam-se portadores crônicos do vírus da hepatite B, podendo desenvolver graves doenças hepáticas.

Conhecida como Hib, o Haemophilus influenzae tipo b causa infecção generalizada, pneumonia, celulite e epiglotite aguda entre outras doenças. É a bactéria que com maior freqüência causa meningite bacteriana em crianças com menos de 5 anos de idade. A vacina é a principal inimiga do Hib, pois, nas doses recomendadas, impede que a criança desenvolva doenças invasivas causadas por essa bactéria.

Poliomielite Responsável por uma doença grave, o vírus da poliomielite tem três tipos: 1, 2 e 3. No Brasil, graças à vacinação, o último caso de poliomielite causado pelo vírus selvagem foi em 1989 na Paraíba. De lá para cá, todos os casos de poliomielite relatados foram provocados pelo vírus vivo atenuado presente na vacina oral (vacina Sabin tradicional).
Consulte seu médico

Elaborado por: Dr. Edimilson Migowski (Prof. de Infectologia Pediátrica da UFRJ)







Luciane Rosa de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário