domingo, 4 de outubro de 2009

HISTÓRIA DE GOVERNADOR VALADARES - MG




ESTA É A HISTÓRIA DE
GOVERNADOR VALADARES
A PRINCESA
DO VALE DO RIO DOCE

Um Bandeirante chamado Sebastião Fernandes Tourinho (1.573) vindo de Porto Seguro (Bahia), passou por aqui, trazendo a primeira expedição pelo Vale do Rio Doce.
A colonização só veio mesmo no século XIX em nossa região.
Em 13 de maio de 1.808, criou-se seis divisões militares no Rio Doce. No meio da mata virgem, os aventureiros viviam, enfrentando os perigos que nela escondia, índios, feras e febres era um desafio para quem vinha a esta região à procura de riquezas, ouro e pedras preciosas. Até o Bandeirante Fernão Dias Paes andou por aqui.
bO Rio Doce facilitava a chegada na região, através de canoas, única forma de vencer a mata fechada e as longas distâncias. Os canoeiros vindos do estado do Espírito Santo deram partida para o comércio na região, através dos rios Santo Antônio e Suaçuí Grande, dois importantes afluentes do Rio Doce à margem esquerda. Os colonizadores fixaram na curva que o Rio Doce faz mais ao norte. Sobretudo, os soldados e padres capuchinhos chegavam atraídos pela topografia local e pela Ibituruna, serra que domina o relevo, permitindo uma vista maravilhosa.
Em 15 de agosto de 1.919, foi consolidada a ocupação da região com a inauguração da Estação Ferroviária, Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) e o comércio com a introdução da Ferrovia.
A partir daí, os tropeiros se destacaram como transportadores de riquezas para todo o interior de Minas Gerais. Várias atividades foram surgindo: madeireiras, mineradores extraindo mica, ouro e pedras preciosas. Só depois surgiram as pastagens para a criação de gado, que hoje se expandiu para toda a região.
Daí pra frente a construção civil cresceu assustadoramente em função da implantação da rodovia Rio Bahia. Em 1938 veio a emancipação política.Governador Valadares, nome dado em homenagem ao excelentíssimo governador do estado Benedito Valadares.
Atualmente é um pólo que agrega cerca de 130 municípios com uma população aproximada em mais de 3 milhões de habitantes. Os setores: Agropecuário, automotivo, confecção, pedras preciosas, moveleiros, comandam a economia da região, junto com o comércio informal e a prestação serviços.
Com pessoas íntegras, com muita vontade de crescer e de vencer desafios, GOVERNADOR VALADARES é uma cidade encantadora, uma lenda! Famosa por sua gente que, em um tempo não muito distante, começou a migrar-se para o exterior, para todos os cantos do mundo. De norte a sul, de leste a oeste, sempre encontrará um brasileiro e quase sempre um valadarense.
Na arte ou na mão de obra pesada, lá estão eles de sol a sol ou até no meio da neve, trabalhando honestamente por dias melhores, mas com o coração apertado, esperando pela volta. Alguns voltam com dinheiro, outros apenas com a experiência. Mas, certos de que esta é a sua terra, seu pedacinho de chão. Que aqui está a sua outra metade. Sentem saudades, muitas saudades desse Rio que é Doce, do sapé desta montanha, do clima de 40º graus, de nossas festas e de nossa gente...
Há um velho ditado que diz:"Quem bebe a água do Rio Doce, jamais esquece e sempre volta".
Hoje, Governador Valadares é uma cidade progressista, com aproximadamente 263.274 mil habitantes, com uma topografia privilegiada, banhada por um rio de grande porte. Uma região rica em minerais preciosos e semi-preciosos. Sua riqueza é baseada na agro-pecuária, indústria moveleira, confecções, papéis, calçados e vários seguimentos. Com um clima tropical que favorece a cultura de frutas e legumes, a região é a maior produtora de quiabo do estado. Com um comércio direcionado a servir toda a região, a cidade é bem servida de inúmeras lojas de grande, médio e pequeno porte, atendendo ao mais exigente cliente.
O GV Shopping impulsionando e valorizando ainda mais nosso comércio com opções de compras e lazer. Bem servidos com uma rede de hotéis, de restaurantes e bares e eventos de repercussão nacional como:"EXPOSIÇÃO AGRO - PECUÁRIA", "GEVÊ FOLIA", "FESTA DA FANTASIA", "CAMPEONATO MUNDIAL E BRASILEIRO DE VÔO LIVRE", "FEST ROCK" "CAMPEONATO DE CANOAGEM" E "MOTOCROSS", a diversão é certa.
FONTE: UNIVERSIDADE (UNIVALE)
FUNDAÇÃO VALE DO RIO DOCE
FUNDAÇÃO PERCIVAL FARQUHAR
INFORMAÇÕES GERAIS

É um pólo econômico do médio Vale do Rio Doce, exercendo significativa influência sobre o leste e nordeste de Minas Gerais e alguns municípios do estado do Espírito Santo.
A maior parte de seu território situa-se na margem esquerda do Rio Doce, a 324 quilômetros de Belo Horizonte e a 410 quilômetros de Vitória.
O município é servido pela ferrovia Vitória-Minas, da Companhia Vale do Rio Doce e pela rodovia Rio-Bahia (BR 116). Liga-se à capital do estado pela BR 381. É sede de uma das etapas do Campeonato Brasileiro de Vôo Livre sendo que os competidores saltam do Pico da Ibituruna, de onde se pode avistar toda a região do Vale do Rio Doce, cujo leito está aos pés do pico.
Também sedia vários campeonatos de vôo livre internacionais.
Soma-se isso a produção e o intenso comércio de pedras preciosas, tanto que ocorre no município todos os anos o "Brazil Gem Show", evento que consiste no comércio de gemas e pedras preciosas e que recebe visitantes do
Brasil e de todo o mundo. Nessa mesma época é grande também, em função do evento, o fluxo de dólares no município, em razão da grande quantidade de visitantes estrangeiros.
Atualmente, Governador Valadares é um município em plena fase de crescimento e desenvolvimento industrial e é a maior cidade do Leste de Minas.







HISTÓRIA


Meados do século XVII - Os bravos botocudos e o rio Doce formam uma barreira para o temido descaminho do ouro e povoamento da região.
1573 - Sebastião Fernandes Tourinho faz expedição pelo rio Doce.
1808 - O príncipe regente D. João VI autoriza, através de uma carta régia datada de 13 de maio, uma ação armada contra os povos botocudos.
1823 - Estabelecido o quartel D. Manoel, na margem esquerda do rio Doce, tornando o rio Doce navegável.
Ínicio do
século XX - Iniciada a contrução da Estrada de Ferro de Vitória a Minas Gerais.
1910 - É inaugurada a Estação Ferroviária.
1912 - Construção da Igreja de Santo Antônio
1925 - Instalada a primeira usina elétrica na pequena vila.
1936 - A conexão Vitória-Minas com a Central do Brasil coloca Figueira em ligação com os principais centros consumidores.
1937 - É criado o Partido Emancipador de Figueira.
1938 - O município de Figueira do Rio Doce é emancipado e recebe o nome de Governador Valadares.
Década de 1940 - A cidade muda de figura e o campo perde terrenos: aparecem as serrarias, oficinas de micas, abatedouros de gados, armazéns, pequenos comércios, escolas, clínicas e entretenimento.
1943/1944 - A Rio-Bahia (BR-116) atravessa terras valadarenses.
1945 - É inaugurada em Valadares a Companhia Agro Pastoril - Rio Doce, indústria de madeira compensada subsidiária da Belgo Mineira.
1948 - Instalada a CARDO (Companhia Açucareira Rio Doce).
1950 - É inaugurada a primeira rádio da cidade: a Rádio Educadora Rio Doce, com a presença de Getúlio Vargas.
1956 - Criação da Diocese de Governador Valadares, pela Bula "Rerum Usu" do Papa Pio XII.
1958 - Fundação da Cerâmica Ibituruna.
1959 - É criado o primeiro jornal da cidade: o Diário do Rio Doce.
1959 - Criação da Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce.
Década de 1960 - O rápido desenvolvimento e o romantismo, inspiram estudantes e artistas a apelidarem carinhosamente a cidade de Princesinha do Vale do Rio Doce.
1967 - É criada a Fundação Percival Farquhar, no prédio do MIT (Minas Instituto de Tecnologia) cedido pela CVRD.
1979 - Uma grande enchente atinge Governador Valadares.
1985 - TV Leste entra no ar.
1989 - A Barbosa & Marques transfere-se para a cidade.
1990 - Fundação da Salgadinhos Click.
1999 - Inauguração do GV Shopping
2007 - Iniciada a construção da Usina Hidrelétrica de Baguari.
2007 - TV dos Vales, hoje InterTV dos Vales, entra no ar.
2007 - A Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce é vendida à Laep, dona da Parmalat.
2008 - Em 5 de Outubro, nas eleições municipais ocorridas em todo o Brasil, a cidade de Governador Valadares elege a primeira prefeita, Elisa Maria Costa do PT.
O município já foi conhecido pelos seguintes nomes:
Arraial de Porto de Dom Manuel -
1734
Porto das Canoas -
1808
Santo Antônio da Figueira -
23 de setembro de 1888 - Lei Provincial
Distrito de Santo Antônio do Bonsucesso - pela Lei Estadual de
14 de Setembro de 1889
Figueira -
7 de setembro de 1923, pela Lei 843
Figueira do Rio Doce -
1937 - Decreto do governador Benedito Valadares
Governador Valadares -
30 de janeiro de 1938




FONTE: WIKIPÉDIA


LUCIANE ROSA DE OLIVEIRA

3 comentários:

  1. Essa cidade e realmente maravilhosa!!!!

    ResponderExcluir
  2. que pena ter poucas oportunidades de emprego para mulheres como eu que nao tem experiencia.

    ResponderExcluir
  3. Boa matéria, faltou colocar datas das entidades filantrópicas como: Cidade dos Meninos, Somirehu, Casa da Menina e outras como as creches comunitárias que contribuem muito com o nosso município.
    Lembre um pouco disso.

    ResponderExcluir