quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Dengue

CAMPANHA CONTRA A DENGUE!





Algumas atividades para se
Trabalhar com as crianças:























Dramatização: "O Mosquitão"


Narrador: Era uma vez uma cidadezinha bonita tranquila, cheia de gente feliz! As casinhas eram tranquilas, uma época tranquila floresta, como eram tranquilas ruas, tudo estava em ordem e em seu lugar! Até que um dia ...
Entra em cena uma mãe, trazendo o filhinho pelo braço. (Fazer uma fachada HOSPITAL Escrito no cenário):
- Alguém me ajude! Meu filhinho está muito mal!
Uma criança aparece vestida de médico:
- Calma, senhora! O que ele está sentindo?

Está com febre, dor de cabeça, vômitos, dor de barriga, dor no corpo todo, chorando sem parar.
— Venha, vamos ajudá-lo!
Entram no hospital.
De repente, surgem mais crianças chorando, com suas mães.
Entram no hospital algumas mães, todas com os filhos chorando muito.
Narrador:
— Ih, o que está acontecendo? Essa cidade era tão tranquila!
Entra uma criança vestida de mosquito da dengue, batendo as asas e dizendo assim:
— Hhahaha, era tranquila!!! Porque agora não é mais!!! Eu cheguei e vou picar todo mundo!!!
Vou picar a cidade inteirinha até todo mundo ficar doente hahaha!!!
Narrador:
—Nossa! Quem será esse? Quem é esse, crianças? Alguém poderia me dizer????
Mosquitão:
— Não, eles não sabem!!!
Narrador:
— Crianças, quem é esse mesmo??? Como é o nome dele??? (continua o narrador com um tom mais suave, um sentimento de que não sabe o que fazer).
Alguém poderia ajudar aquela cidadezinha tranquila?! O que precisaremos fazer para acabar com esse mosquitão? Ele é tão feio! Tão malvado!! E agora???
Entram algumas crianças vestidas de agentes de saúde.
— Ah, achamos você!!! Vamos acabar com você seu mosquitão!
Mosquitão:
— Hhahaha Duvido!! Eu sei nascer de novo, sabia? Posso nascer de novo ali naquele pneu jogado no cantinho do seu quintal, naquelas garrafinhas ali que acumularam água da chuva e você nem ligou! Posso nascer de novo ali naquelas latinhas cheias de água gostosa e limpinha! Vai ser difícil você acabar comigo!! Hhahahaha
Vamos! Vamos pegar o mosquito!!!
O mosquitão sai correndo.
— Gente, calma! Não é assim! Vamos convocar a cidade inteira para ajudar! Unidos, iremos conseguir! (Saem).
Enquanto toca uma música, entram mais crianças (população) e vão pregando panfletos, virando garrafas e latas, colocando terra em plantas com água etc.
(no palco) — O mosquitão entra, feliz, gritando:
— Hahah quanta gente para eu picar! Estou com uma fome!
— Mas... O que vocês estão fazendo??? Onde estão as minhas latinhas com água? Os meus pneuzinhos? Onde estão as plantinhas com água????! E agora??? Onde vou colocar os meus ovinhos???? Buaaaaaaaaaaa... Eu vou picar todos vocês por causa disso!!!
O mosquitão corre atrás de algumas crianças.
As crianças correm.
Os agentes de saúde correm atrás do mosquitão e ele sai correndo e gritando:
— Pensando bem, eu vou emboraaaaa daquiiii essa cidade está muito limpinha, nem tem água parada!!! Que cidade horrível!!!! Nunca mais voltarei aqui!!!!
E assim, a cidadezinha voltou a ser tranquila! E os moradores aprenderam a sua lição: Que não deveriam juntar lixo nos quintais onde pudesse acumular água parada e deveriam sempre se preocupar com isso, caso contrário, o mosquitão voltaria!!!
Autora do Texto: Liza Freitas
***Obs: Para montar uma dramatização sobre a dengue para crianças menores, da Ed. infantil ou Alfabetização, é preciso dar ênfase ao mosquito, fazê-lo ser uma espécie de "lobo mau", para que a mensagem fique clara, pois a Dengue realmente pode matar!
Em seguida, é preciso explicar, através de agentes de saúde ou do narrador que o mosquito só vai embora se a população tomar os cuidados necessários. Na peça é importante lembrar que não adianta matar a personagem do mosquito, deixando claro que ele voltará sempre! É importante enfatizar que os cuidados e prevençao são as armas ideais. Mostrar sempre os perigos da água parada.


Luciane Rosa de Oliveira Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário