domingo, 14 de março de 2010

Dia da Poesia

14 DE MARÇO - Dia da Poesia
♥♥♥

O 14 de março foi declarado Dia Nacional da Poesia em homenagem a Castro Alves, um dos maiores poetas românticos brasileiros. Ele é autor de O Navio Negreiro e de muitos outros poemas célebres, muitos dos quais têm como tema a escravidão negra. Castro Alves foi um fervoroso defensor do abolicionismo.

O Dia Internacional da Poesia em 21 de março. A data foi instituída pela Unesco - Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, com o intuito de difundir e valorizar a poesia.

Poesia não é somente aquela que se encontra nos livros. As letras musicais são poesia para ser cantada e, nesse sentido, a poesia se faz presente na vida de quase todas as pessoas.

Poesia: Caráter do que emociona, toca a sensibilidade. Sugerir emoções por meio de uma linguagem.Poema: obra em verso em que há poesia. O poema destaca-se imediatamente pelo modo como se dispõe na página. Cada verso tem um ritmo específico e ocupa uma linha. O conjunto de versos forma uma estrofe e a rima pode surgir no interior dessa estrofe. A organização do poema em versos pode ser considerada o traço distintivo mais claro entre o poema e a prosa (que é escrita em linhas contínuas, ininterruptas).

Algumas poesias para vocês:
Soneto do amigo
Enfim, depois de tanto erro passado
Tantas retaliações, tanto perigo
Eis que ressurge noutro o velho amigo
Nunca perdido, sempre reencontrado.
É bom sentá-lo novamente ao lado
Com olhos que contêm o olhar antigo
Sempre comigo um pouco atribulado
E como sempre singular comigo.
Um bicho igual a mim, simples e humano
Sabendo se mover e comover
E a disfarçar com o meu próprio engano.
O amigo: um ser que a vida não explica
Que só se vai ao ver outro nascer
E o espelho de minha alma multiplica...
♥♥♥

Saber Viver
Não sei... Se a vida é curta
Ou longa demais pra nós,
Mas sei que nada do que vivemos
Tem sentido, se não tocamos o coração das pessoas.
Muitas vezes basta ser:
Colo que acolhe,
Braço que envolve,
Palavra que conforta, S
ilêncio que respeita,
Alegria que contagia,
Lágrima que corre,
Olhar que acaricia,
Desejo que sacia,
Amor que promove.
E isso não é coisa de outro mundo,
É o que dá sentido à vida.
É o que faz com que ela
Não seja nem curta,
Nem longa demais,
Mas que seja intensa,
Verdadeira, pura...
Enquanto durar.
♥♥♥
Despedida
Por mim, e por vós, e por mais aquilo
Que está onde as outras coisas nunca estão,
Deixo o mar bravo e o céu tranqüilo:
Quero solidão.
Meu caminho é sem marcos nem paisagens.
E como o conheces? — Me perguntarão.
— Por não ter palavras, por não ter imagens.
Nenhum inimigo e nenhum irmão.
Que procuras? Tudo. Que desejas? — Nada.
Viajo sozinha com o meu coração.
Não ando perdida, mas desencontrada.
Levo o meu rumo na minha mão.
A memória voou da minha fronte.
Voou meu amor, minha imaginação...
Talvez eu morra antes do horizonte.
Memória, amor e o resto onde estarão?
Deixo aqui meu corpo, entre o sol e a terra.
(Beijo-te, corpo meu, todo desilusão!
Estandarte triste de uma estranha guerra...)
Quero solidão.
♥♥♥
Luciane Rosa de Oliveira Dias

Um comentário:

  1. Olá!
    Gostei de conhecer seu blog.
    Se você quiser proteger seu blog das "cópias" sem os devidos créditos de seus textos (ou parte deles), pesquise em:
    http://www.quemmeama.co.cc/

    Um abraço,
    Ivanise Meyer
    Editora do Baú de Ideias

    ResponderExcluir