quarta-feira, 7 de abril de 2010

Dia Mundial da Saúde


07 DE ABRIL
DIA MUNDIAL DA SAÚDE




O dia mundial da saúde foi criado em 1948, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), através da preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde das pessoas do mundo, bem como alertar sobre os principais problemas que podem atingir a população.

Ter saúde é garantir a condição de bem estar das pessoas, envolvendo os aspectos físicos, mentais e sociais das mesmas, em harmonia, definição dada segundo a OMS.

É necessário que informações acerca da higiene, doenças, lixões, aterros sanitários, dentre outras, cheguem à população, pois dessa forma o governo faz um trabalho preventivo, melhorando a saúde da população e diminuindo gastos com a saúde pública.

Sendo de responsabilidade dos governantes, a saúde pública deve ser levada a sério tanto pelos municípios, estados e governo federal. Esses devem cuidar de aspectos ligados às suas responsabilidades, capacidades e verbas.

O saneamento básico é um desses aspectos para se manter a saúde de uma população, pois garante que a água tratada chegue até nossas casas e que as redes de esgotos estejam devidamente encanadas, diminuindo os riscos de contaminação por bactérias.

Campanhas de vacinação também é uma forma preventiva de cuidar da saúde das pessoas, pois através delas é possível evitar doenças e epidemias entre as pessoas.

Participar de pequenas associações também é uma forma de buscar informações sobre a manutenção da saúde, pois estas estão diretamente ligadas a governantes, que devem assumir tais responsabilidades; promover discussões e reflexões visando maior amplitude do tema, buscando soluções para manter o saneamento ambiental, garantindo o desenvolvimento social e econômico de um país.

Outra forma de garantir a saúde de um povo é dando-lhes condições dignas de trabalho, a fim de proporcionar ganhos o suficiente para manter uma alimentação de qualidade. Através de uma boa alimentação as pessoas adquirem uma forma saudável de manter a saúde própria, evitando despesas com planos de saúde e remédios.

Por Jussara de Barros, graduada em Pedagogia - Equipe Brasil Escola
Abril - Datas Comemorativas - Brasil Escola


Valadares comemora o Dia Mundial da Saúde

A Prefeitura de Valadares, através da Secretaria Municipal de Saúde, preparou uma programação para comemorar o Dia Mundial da Saúde que acontece amanhã, dia sete, na Praça dos Pioneiros. Às 8 horas, a prefeita Elisa Costa e a secretária de Saúde, Yara Diniz Figueiredo, abrem o evento que se estende até às 16 horas.
A partir da abertura têm início várias atividades. Na parte da manhã, expressão corporal com Tai Chi Chuan, pela Coordenadoria de Apoio e Assistência ao Idoso (Caai); atividade física coordenada por fisioterapeutas do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf); apresentação teatral pelos “Agentes da Alegria”, do PSF do Sir II. Na parte da tarde haverá atividades recreativas, com palhaços, e terapêuticas, com práticas integrativas e complementares; apresentação de dança sênior, pelo Grupo da 3ª Idade do Sesc; teatro sobre a dengue, com o grupo Quebra-Cabeça e encerramento com a banda da polícia militar.

O tema proposto pela Organização Mundial da Saúde (OMS), este ano, é “Hospitais seguros em situação de emergência”, mas a organização do evento em Valadares, a exemplo de outros municípios, optou por uma programação diferente e vai aproveitar a data para divulgar o trabalho dos diversos programas da Secretaria Municipal de Saúde.

Várias tendas serão montadas na Praça dos Pioneiros para orientação aos presentes, que vão receber informações sobre a dengue, hanseníase, tuberculose, aids, diabetes, hipertensão e outros. Quem passar pela praça, amanhã, poderá aproveitar para aferir a pressão.

Também participam do evento, como parceiros, o Sesc, Escola Pró Imagem, Hemominas, MG Transplante, Conselho Municipal de Saúde, Univale e Unipac.




Coleta


Dentro das comemorações do Dia Mundial da Saúde, estará sendo realizado nesta quarta-feira, dia oito, no Centro Viva a Vida (CVV), a coleta de exame preventivo. Mulheres interessadas podem comparecer ao CVV das 7 às 17 horas, na rua São João, ao lado da Policlínica Central.

Vacinação

No dia 25 de abril, Dia Nacional de Vacinação contra o vírus Influenza, causador da gripe, pessoas com 60 anos ou mais devem procurar as unidades de saúde de Governador Valadares, que estarão abertas no período das 8 às 17 horas. É a Campanha Nacional de Vacinação ao Idoso, que se estende até o dia oito de maio.

Durante este período serão disponibilizados também as vacinas contra tétano e difteria e contra a febre amarela para os idosos que não estiverem com o esquema completo. Também será aplicada a vacina contra peneumonia nos acamados que não receberam a dose em anos anteriores. A meta é vacinar no mínimo 80% dos idosos com a vacina contra a gripe.




Luciane Rosa de Oliveira Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário