quarta-feira, 2 de junho de 2010

Dia do Meio Ambiente


 








Algumas músicas interessantes
para se trabalhar sobre
O Dia Mundial do meio ambiente! 

Planeta Água
Guilherme Arantes

Planeta Azul
Chitãozinho e Xororó

Natureza, Espelho de Deus
Chitãozinho e Xororó

O sal da Terra
Roupa Nova

Preserve
Ultramen

Amazônia
Roberto Carlos

Herdeiros do Futuro
Toquinho

Xote Ecológico
Luiz Gonzaga

Radiação e Desmatamento
Perda Total
  




 Curiosidades sobre a água


■ Se toda água da Terra - doce, salgada e congelada - fosse dividida entre seus habitantes, cada pessoa teria direito a 8 piscinas olímpicas cheias. Mas, se dividirmos somente a água potável entre as mesmas pessoas, cada uma teria direito a apenas 5 litros de água.

■ A quantidade de água no mundo é praticamente a mesma há milhares e milhares de anos. Mas o número de pessoas que vivem na Terra aumenta a cada dia. Mais gente para a mesma quantidade de água.

■ Se nada for feito em relação à água especialistas preveem que haverá conflitos entre países por disputa de água em um futuro não muito distante.

■ O Brasil tem 13,7% de toda água doce do planeta, sendo que 80% desse total está na Bacia Amazônica.

■ De toda água utilizada no mundo, 10% vai para o consumo humano, 20% é para uso industrial e 70% é usado na agricultura.

■Se toda água do mundo coubesse numa garrafa de 1 litro, apenas meia gotinha estaria disponível para beber.
◦A Terra possui 1,4 bilhão de quilômetros cúbicos de água (só para você entender melhor, 1 quilômetro cúbico tem um milhão de litros de água).
◦Desse total, 97,5% é água salgada. Sobram 2,5% de água doce, tanto líquida como congelada.
◦Tire daí a água congelada do planeta e sobram apenas 0,26% de água líquida na forma de rios, lagos e lençóis subterrâneos.
◦Para não secarmos os recursos deveríamos somente usar a água que é renovada pelas chuvas, que são míseros 0,002% de toda água do planeta.

■A poluição representa alterações na qualidade da água, porém sem prejuízo à saúde. A contaminação representa alterações da qualidade da água, podendo apresentar sérios riscos à saúde.

■Portanto, "água poluída não significa necessariamente água contaminada, mas água contaminada é certamente água poluída."

■Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 80% dos casos de doenças no mundo resultam da ingestão de água contaminada, com mais de 25 tipos diferentes de enfermidades.

 


  
"3 R" para proteger o meio ambiente


 

Resumo


A estratégia ecológica "3 R", popularizada pelas organizações ambientalistas, é uma fórmula simples para manter presentes três maneiras de proteger o meio ambiente dos resíduos sólidos.
Saiba aqui do que se trata e adote algumas destas ideias na sua vida.

Reduzir, Reutilizar e Reciclar ...
São as palavras-chave para quem quer
Ser um defensor do meio ambiente!




Luciae Rosa de Oliveira Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário